A PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE SOBRE A SÍNDROME DE MUNCHAUSEN
Resumo
RESUMO: A Síndrome de Munchausen é uma condição que vem crescendo entre os estudantes e profissionais de saúde, caracterizada pela invenção ou produção intencional de sinais e sintomas de doenças, podendo trazer graves riscos aos pacientes expondo-os a procedimentos desnecessários. Objetivo: Analisar através de um questionário, qual a percepção e o conhecimento de um grupo de profissionais de saúde sobre a Síndrome de Munchausen. Métodos: Levantamento de dados através da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas a 20 profissionais da área da saúde Resultados: A maior parte dos entrevistados não tinham conhecimento sobre a doença e poucos souberam identificar as diferenças entre doenças neurológicas e psicológicas. Conclusão: Se faz necessário um estudo mais aprofundado desta condição que é de difícil diagnóstico e afeta profissionais e estudantes da área de saúde, pois coloca em risco a vida do paciente.
Referências
REFERÊNCIAS
ARAGUAIA, M. Doenças psicológicas. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/doencas/doencas-psicologicas.htm. Acesso em: 31 maio 2019.
BRASÍLIA NEURO CLÍNICA. O que são doenças neurológicas. 2017. Disponível em: https://brasilianeuroclinica.com.br/o-que-sao-doencas-neurologicas/. Acesso em: 31 maio 2019.
MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS. DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. Disponível em: http://www.clinicajorgejaber.com.br/2015/estudo_supervisionado/dsm.pdf. Acesso em: 31 de maio 2019.
SOUZA FILHO, D. et al. Síndrome de Munchausen e Síndrome de Munchausen por procuração: uma revisão narrativa. Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo. 2016.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Anais do Salão de Iniciação Cientifica Tecnológica