ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS PAVIMENTOS RÍGIDO E FLEXÍVEL PARA UTILIZAÇÃO EM VIAS BRASILEIRAS
Resumo
A estrutura rodoviária é o principal método de escoamento do Brasil, sendo que apenas 13% estão pavimentadas e 95% delas são de concreto asfáltico. Em torno de 70% dessa malha está em condições precárias, comprometendo a segurança, qualidade e produtividade de escoamento. Então se torna visível a necessidade de uma rede de transporte adequada que acompanhe o desenvolvimento do país. Assim analisou-se e comparou os modais construtivos, rígido e flexível, afim de demonstrar que possui condições de suprir a carência da malha, podendo perfeitamente receber cargas cada vez mais pesadas, indicando uma alternativa excelente para as vias brasileiras. Para a realização desse, foi executada uma ampla pesquisa bibliográfica em diversos materiais dispostos nos meios e assim concluiu-se que há um déficit de qualidade na maioria das rodovias brasileiras devido a utilização do método menos duradouro. Até hoje o modal mais duradouro não é expandido por não haver muitos profissionais qualificados, pela cultura e pela falta de investimentos do poder público. Para que isso mude, a disseminação do pavimento pouco explorado, o rígido, deve acontecer.
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PDFReferências
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