CASA NOTURNA EM FRAIBURGO/SC: A ARQUITETURA COMO COMPLEMENTO DA NATUREZA
Resumo
Desde o início dos anos 60, o lazer noturno é uma das práticas mais procuradas por jovens e adultos, na busca por distração da intensa vida nos centros urbanos, além da interação social que proporciona. Diante deste contexto, este artigo tem por objetivo o desenvolvimento de uma proposta arquitetônica para a implantação de uma casa noturna na cidade de Fraiburgo, Santa Catarina, incluindo danceteria e espaços para refeições, que resulte posteriormente em um empreendimento com potencial turístico e econômico ao município descrito, além de oferecer à população uma nova opção de lazer e entretenimento. Através do referencial teórico, que aborda assuntos pertinentes ao tema proposto, tais como a história da cidade, do lazer e parâmetros urbanísticos, busca-se embasar teoricamente a elaboração do anteprojeto da presente proposta. As análises de estudos de caso contribuem para a elaboração do programa de necessidades, bem como servem para auxiliar no desenvolvimento do pré-dimensionamento da casa noturna, possibilitando a organização espacial e os fluxos dos ambientes que compõem este tipo de edificação. O estudo do terreno e do seu entorno permite analisar os possíveis fluxos e acessos, além de auxiliar na definição de parâmetros dos aspectos ambientais pertinentes para o edifício com este uso. A proposta consiste em uma edificação de lazer e para melhor defini-la foi desenvolvido organograma, fluxograma, programa de necessidades e pré-dimensionamento dos ambientes, baseados em normas, legislações e trabalhos acadêmicos. Tais levantamentos, serviram como base para elaboração do anteprojeto proposto.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ABNT. NBR 9050/2015. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 148 p.
BASICHES, José Ricardo. Casa Noturna. Basiches arquitetos associados. Disponível em: . Acesso em: 03 abr. 2018
BBC NEWS BRASIL. Os hormônios da felicidade: como desencadear efeitos da endorfina, oxitocina, dopamina e serotonina. 2017. Disponível em: . Acesso em: 09 dez. 2019
BLÖMKER, Angelina. Clube de música eletrônica. 2009. 27 f. Trabalho de conclusão de graduação. Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009
CAMARGO, Erica. Sarau: O novo hostpot de São Paulo. Nós na Trip, 2016. Disponível em: . Acesso em 04 abr. 2018
CARVALHO, Régio Paniago. Acústica Arquitetônica. 2.ed. revisada e ampliada. Brasília: Thesaurus, 2010, 238p.
COSTA, Glaucia Dias da. Vida noturna e cultura urbana em Florianópolis - (Décadas de 50,60 e 70 do século XX). Florianópolis: UFSC 2004. [Dissertação ao Programa de Pós-graduação em História]
FISCHER, Mônica. Conforto Térmico. Arquilog, 2015. Disponível em: . Acesso em: 03 jun. 2018
GONÇALES, Cintia Adriana Vieira ; MACHADO, Ana Lúcia. Depressão, o mal do século: de que século?. Artigo do curso de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
IBGE. Fraiburgo. 2010. Disponível em: . Acesso em: 27 abr. 2018.
OPAS/OMS BRASIL. Folha Informativa, Transtornos Mentais. Disponível em: < https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5652:folha-informativa-transtornos-mentais&Itemid=839>. Acesso em: 09 dez. 2019.
ORATI, Gustavo Agostini. Cabaré Casa Noturna e Restaurante. 2012, 95 f. Trabalho Final de Graduação. Curso de Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Ciências e Tecnologias, São Paulo, 2012.
PINHEIRO, Antonio Carlos da. Conforto Ambiental. 1. ed. São Paulo: Érica, 2014, 120p.
RAMOS, Élvis. Economia do lazer noturno e as práticas sócio espaciais juvenis em cidades médias. 2016. 19 f. Artigo: Doutorando em Geografia, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2016.
RECKZIEGEL, Daniela. Lazer noturno: Aspectos configuracionais e formais e sua relação com a satisfação e preferência dos usuários. 2009, 218 f. Dissertação de Mestrado. Programa de pós-graduação em planejamento urbano e regional, Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
SARAU/Basiches Arquitetos Associados. Archdaily. 2016. Disponível em . Acesso em: 03 abr. 2018
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Revista TechnoEng - ISSN 2178-3586

