INTERVENÇÃO PAISAGÍSTICA DO COMPLEXO AMBIENTAL GOVERNADOR MANOEL RIBAS DE PONTA GROSSA -PR
Resumo
Na atualidade, as cidades necessitam cada vez mais de novos parques que atendam a uma grande diversidade de solicitações de lazer, tanto esportivas como culturais, e este é o papel real do espaço livre público estruturado por vegetação, e dedicado ao lazer da massa urbana. O município de Ponta Grossa é conhecido pelo grande número de belezas naturais que o cercam e o compõem, porém, a maior parte da população não tem acesso a estas riquezas, ou sequer as conhece. Em enfrentamento a esta realidade e responsabilidade, os parques públicos constituem-se, para muitos munícipes, uma das únicas fontes de lazer, merecendo ser planejados e melhorados para que venham a cumprir sua real função. A proposta de intervenção paisagística, buscou ampliar os usos do parque, a fim de reestruturar o programa de necessidades, a integração de suas áreas, e a ampliação de áreas vegetadas. O projeto tem cinco setores, voltados as necessidades dos usuários, definidos após uma análise do raio de influência. A partir disso define-se a setorização e os eixos fazendo a ligação entre os setores.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
DEL RIO, Vicente. Introdução ao desenho urbano no processo de Planejamento. São Paulo: Editora Pini, 1990.
GEHL, Jan. “Cidades para Pessoas”. Ed. Perspectiva. São Paulo, 2013.
JACOBS, Jane. Morte e Vida de Grandes Cidades. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
MACEDO, S. S.; SAKATA, F. G. Parques urbanos no Brasil. 2. ed. São Paulo: Editora da USP, 2003.
MACEDO. Soares, Silvio. Espaços Livres. Paisagem Ambiente Ensaios. São Paulo, n. 7. p.15-56. Jun, 1995.
MADALOZZO, Nisiane. Intervenção na Paisagem Ferroviária de Ponta Grossa – PR. 2011. 160p. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal do Paraná – PR. 2011.
_________________. Memória Social e cidade contemporânea: O velho centro ferroviário de Ponta Grossa – PR. 2015. 226p. Dissertação. ( Mestrado em Gestão do Território) – Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR. 2015.
MADALOZZO, Nisiane. “Rio e Ferrovia: A Produção Social do Espaço Urbano de Ponta Grossa - PR”. 2017. 147p. Relatório de Qualificação. (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2017.
MASCARÓ, Juan L.; YOSHINAGA, Mário. Infra-estrutura urbana. Porto Alegre: Editora +4, 2008.
MONASTIRKY, Brizola, Leonel. Cidade e Ferrovia: a Mitificaçào do Pátio Central Da Rffsa em Ponta Grossa. 1997. 208 p. Dissertação (Pós-graduação em Geografia) – Universidade Federal de Santa Catarina. 1997.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Revista TechnoEng - ISSN 2178-3586

