ANÁLISE COMPARATIVA DE MÉTODOS DE DIMENSIONAMENTO DE RESERVATÓRIO DE APROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA

Margolaine Giacchini Giacchini, Alceu G.Andrade Filho Filho, Daniel C. Santos Santos

Resumo


O dimensionamento de reservatórios de sistemas de aproveitamento da água de chuva envolve diferentes aspectos como, o atendimento ao consumo, a segurança sanitária, e a sustentabilidade hídrica da bacia hidrográfica. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo analisar comparativamente alguns métodos de dimensionamento de reservatório. Compreende a análise comparativa entre os métodos de dimensionamento dos reservatórios recomendados no anexo A, da Norma Brasileira de Água de chuva - Aproveitamento de Coberturas em Áreas Urbanas para Fins Não Potáveis - NBR 15527 (ABNT, 2007), o Método do Coeficiente de Permeabilidade Artificial do Solo proposto por FENDRICH, 2002, e ainda o método proposto na Lei 10.785 do Município de Curitiba. A análise comparativa foi estabelecida, através de estudos de simulação da aplicação dos métodos de dimensionamento, para uma situação referencial padrão. Os resultados obtidos podem subsidiar o processo de dimensionamento dos reservatórios em relação aos aspectos analisados.

Palavras-chave


Dimensionamento, Reservatório, Água de Chuva.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15527: Água da Chuva – Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis – Requisitos. Rio de Janeiro, 2007.

AZEVEDO NETTO, J. M. Aproveitamento de águas de chuvas para abastecimento. Rio de Janeiro: 1991. Revista Brasileira de Saneamento e Meio Ambiente – Revista Bio. Rio de Janeiro, ano III, número 2, abr/jun.

CURITIBA. Decreto nº. 212, de 29 de março de 2007: Aprova o Regulamento de Edificações do Município de Curitiba. Curitiba, 29 mar. 2007.

FENDRICH, R.. Aplicabilidade do armazenamento, utilização e infiltração das águas pluviais na drenagem urbana. Curitiba, 2002. 504f. Tese (Doutorado em Geologia Ambiental) – Setor Ciências da Terra, Universidade Federal do Paraná.

FENDRICH, R. Manual de Utilização das águas Pluviais (100 Maneiras Práticas). Curitiba, Chain Editora. 2ª Ed – ampliada.190p. 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista TechnoEng - ISSN 2178-3586